A frase acima é de Nietzsche. Eu a li citada num livro do Viktor Frankl chamado Man´s search for meaning. Achei a frase poderosíssima, sobretudo citada num livro que trata, como o nome diz, da busca por significado.
Esse livro estava no meu Kindle quando percorri o Caminho de Santiago, no ano passado. Ele conta como Viktor sobreviveu ao Holocausto – esteve em Auschwitz – e posteriormente fundou a logoterapia, com foco no propósito e em sua busca.
Propósito é essencial para nós, humanos. Nem todos somos Luther Kings ou Gandhis, mas todos podemos ter nossos propósitos: construir uma carreira significativa, família, filhos, aventuras, criações… Qualquer um é válido. Precisam ser descobertos.
Os melhores momentos da minha vida foram realizando meus propósitos – seja na carreira profissional ou me superando em desafios pessoais. Como disse Victor Frankl: não há nada no mundo que ajude mais uma pessoa a sobreviver do que o conhecimento de que existe um significado na sua vida.
No mundo corporativo, vejo profissionais perdidos, só reagindo ao que acontece. Mas quando você tem clareza do seu “porquê”, tudo muda. Você toma decisões com mais convicção, inspira e encontra energia para superar obstáculos que pareciam impossíveis. O propósito não é só sobre ser feliz – é sobre ter direção.

Deixe um comentário